terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pluralidade Cultural Segunda Etapa

Pluralidade Cultural
Segunda Etapa
DADOS DA REALIDADE ESCOLAR
            O Projeto Santa Úrsula é uma instituição mantida pelas doações de colaboradores da Cáritas de Parma, Itália. Em parceria com a prefeitura Municipal que mantém o quadro de funcionários e administrado pelas Irmãs  Ursulinas. Seu fundador foi Padre Onesto Costa, italiano, erradicado em Primavera do Leste, viveu na cidade até a sua morte (2008). São doze funcionários. Mantém 200 crianças, que freqüentam o projeto no contra turno da escola. Nossa prática pedagógica se faz através de oficinas: música/canto, informática, hora do estudo (português, matemática, ciências, geografia e história aulas interdisciplinar), ensino religioso, jogos pedagógicos, teatro/literatura e recreação.
      DEFINIÇÃO DE METAS, ESTRATÉGIAS DE AÇÃO E PROCEDIMENTOS
      As ações para o desenvolvimento desse projeto “Um NÂO para a  Discriminação, acontecerão a partir de uma amostra do vídeo da música “Você é especial”, todos os vídeos especificados, apresentados na sala de vídeo. Os conteúdos relacionados a escrita, ilustrações, confecção de cartazes, murais, danças, jogos as professoras desenvolverão em suas oficinas.  Nossa principal estratégica é apresentar em cada oficina um determinado assunto relacionado a etnia, discriminação. E, sempre que possível no coletivo, envolvendo as crianças para que o conhecimento aconteça de modo interdisciplinar. Cada professor desenvolverá suas atividades adequadas ao nível escolar que o aluno que se encontra. No final do projeto os trabalhos e tudo o que foi realizado, documentado através de fotos e filmagens, será montado em slides. O encerramento do projeto acontecerá em um dia denominado “Amostra cultural”, e na reunião dos pais mostrado à eles.
      ATIVIDADES          
      As atividades desenvolvidas durante este período podem ser assim distribuídas:
      ü Rodas da conversa informais e formais.
      ü Leitura de materiais variados como livros infantis, jornais, revistas, gibis;
      ü Teatro e cinema, quando houver atividade relevante;
      ü Observação do meio como forma de pesquisa da cultura local e global;
      ü Confecção de cartazes, jornais, livros referente ao tema abordado;
      ü Músicas e textos com conteúdo relacionado ao tema escolhido;
      ü Linguagens cênicas: linguagem falada e escrita, expressão corporal (corpo e movimento), as expressões plásticas, visuais e sonoras na elaboração de peças teatrais;
      ü Mostra Cultural com trabalhos realizados pelos alunos bimestralmente⁄semestralmente⁄ anualmente, quando for o caso;
       
      Informática: Vídeo Menina bonita do laço de fita, Vídeo de danças culturais, filme Xadrez das cores, pesquisa de imagens ou textos relacionados ao tema. 
      Música/dança: Você é especial, Aos olhos do Pai, Canto das três raças, Hino Nacional com diversos ritmos.
      Hora do estudo: Leitura de histórias,uso de desenhos e (re) interpretação destas. Desenhar um mapa do Brasil, recortar imagens de diferentes rostos representando a diversidade étnica do povo brasileiro, termos pejorativos (significado), formação de painel coletivo com personalidades negras que alcançaram a fama, cartazes com diversas manifestações culturais, poemas, jograis.
      Literatura/teatro: Teatro da história da Menina Bonita do Laço de fita, dramatização do Hino Nacional com diversos ritmos brasileiros. Histórias infantis: Negrinho do Pastoreio, Cabelo Ruim.
      Ensino religioso/artes: Livro do patinho feio, O perdão do Patinho feio, confecção de cartazes e frases, fantoches.
      Recreação/jogos: Resgate de brincadeiras antigas (cantiga de roda passa anel, três Marias, entre outras).
                  Quaisquer outras atividades podem servir de pretexto para uma roda de conversa com os alunos, que, ao expressar idéias, emitir opiniões e aprendem refletindo tornando-se agente do conhecimento. 
      HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE O PROJETO:
      ü Hábito de ouvir;
      ü Hábito de ler e interpretar histórias;
      ü Trabalhar a oralidade;
      ü Expressão critica;
      ü Comunicação;
      ü Criatividade;
      ü Autonomia;
      ü Respeito às regras sociais, etc.

COMPETÊNCIAS A SEREM ADQUIRIDAS DURANTE O PROJETO:
      ü Escrita e leitura;
      ü Noção de tempo e espaço;
      ü Noção de pesquisa;
      ü Respeito às diversas culturas;
      ü Valorização e respeito ao outro;
      Neste projeto, o primordial é que a arte de ler e interpretar histórias desenvolva amplamente na criança habilidades como a auto-estima, formulação de idéias, resolução de problemas, criticidade, tudo ludicamente. Cabe então, a todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com esta criança, reflita não somente dos processos de sala de aula, mas também do seu papel como cidadãos, protagonistas de uma história

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